O ENFRENTAMENTO À EXCLUSÃO SOCIAL

Por Vânia Sant'Anna
Profa. Dra. em Serviço Social - UFPE



Enfrentar a exclusão social é o mesmo que almejar a inclusão social. Como dito em nossa publicação anterior, os dois termos – exclusão e inclusão social – são interdependentes. A inclusão vem a ser a resposta à exclusão. Sendo assim, a discussão, então, passa a ser: como promover a inclusão social?

        A nossa resposta é imediata: através do Trabalho. Este será a via para a inclusão social.

O trabalho é uma categoria social fundante. Não existe trabalho sem sociedade e nem sociedade sem trabalho. Sabemos que o trabalho sempre existiu na história da humanidade; é inerente a qualquer modo de produção, pois se trata de uma categoria fundante. Se inscrito num modo de produção que valorize e edifique o ser humano, pode propiciar desenvolvimento social.

          O trabalho tem uma relação direta com o desenvolvimento do Ser, visto que faz parte do processo de transformação do mesmo. O trabalho é, em seu sentido puro, o ato de transformar objetos naturais em coisas úteis no qual o homem – ser social – também se transforma, visto que se inicia na esfera das ideias e realiza de forma coletiva, proporcionando relacionamento, interação, troca de ideias, informações, experiências, conhecimentos e resultados,  primordialmente quando participam do mesmo processo de trabalho, que transformam uns aos outros. O trabalho, então, expressa uma relação de transformação entre o ser social e a natureza e que se complexifica nas formas mais desenvolvidas de organização social do trabalho.

O trabalho, portanto, produz o novo na sociedade. Cada vez que temos um processo de transformação e concretização a partir do trabalho, temos um aumento das capacidades humanas, que se desenvolvem. Toda ação laborativa transforma o interior do homem porque permeia a formação de uma consciência sobre si mesmo. Sendo assim, os sonhos, os desejos, as aspirações construtivas do Ser vão sendo traçadas e têm seu primeiro momento de realização no trabalho – meio por excelência para a concretização destas. 

Comentários

  1. Uma das coisa que me a forma O que é autora se posiciona em relação das perguntas .
    Um texto bem coerente do nosso cotidiano parabéns amei

    ResponderExcluir

Postar um comentário